Criada em Junho de 2012, a Portugal Ventures resultou da fusão de três das mais representativas Sociedades de Capital de Risco em Portugal – AICEP Capital, InovCapital e Turismo Capital. Foi assim que assumiu um papel determinante no financiamento e crescimento do ecossistema nacional do empreendedorismo.
Hoje, a Portugal Ventures integra o Setor Empresarial do Estado e é responsável pelo investimento público de capital de risco de tipo Venture Capital, desenvolvendo a sua atividade nas mesmas condições e termos aplicáveis a qualquer empresa privada e estando sujeita às regras gerais da concorrência nacionais e comunitárias.
A Portugal Ventures, como Sociedade de Capital de Risco, e os Fundos de Capital de Risco por si geridos, estão sujeitos à supervisão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Para a Portugal Ventures, a governação representa cumprir e aplicar os Princípios de Bom Governo das Empresas do Setor Empresarial do Estado constantes do Decreto-Lei n.º 133/2013, de 3 de outubro. Neste âmbito, toda a informação pública relativa à Portugal Ventures pode ser acedida no site da DGTF.