Marketing
A análise do mercado é fundamental para quem quer abrir um negócio, pois permite empreender com muito mais segurança. Desta forma, o profissional deve realizar a análise recolhendo informações com fornecedores, clientes e até mesmo futuros concorrentes. Isso pode ser feito realizando pesquisas em sites, blogs, revistas.
Além disso, a recomendação é entrar no site dos fornecedores e até solicitar uma reunião com eles para conseguir absorver mais conhecimento sobre o setor. Quando mais informações o profissional conseguir, mais segurança ele terá para empreender.
O plano de negócios é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação.
Esse tipo de planejamento é indispensável para que um negócio ganhe vida e um de seus pontos mais importantes é a definição de seus objetivos – que deve ser feita de forma clara e objetiva. A partir dos objetivos, que refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio, é possível traçar um plano de ação contendo um passo a passo do que precisa ser feito.
Para identificar os concorrentes, é necessário analisar quais são as empresas que tenham os mesmos produtos ou serviços ofertados pelo seu negócio. Lembrando que esses produtos/serviços precisam ser direcionados ao mesmo público-alvo. Ou seja, uma empresa pode ofertar um serviço semelhante ao seu, mas para um público-alvo totalmente distinto. Sendo assim, ele não necessariamente é seu concorrente.
Conceituado o tema concorrente, é hora de começar a mapear os seus. Faça uma ampla pesquisa no Google sobre quais empresas ofertam os serviços/produtos que você pretende vender. Entre no site de cada uma e faça uma análise para verificar como é o posicionamento da empresa (linguagem, tipo de produto etc). Essas informações podem te ajudar a verificar qual é o público-alvo dela.